A inspiração da nossa missão...

Nasceu em Marília – SP aos 05 de Fevereiro de 1935, Profª. Yvone Gonçalves filha de Regina Barberato Gonçalves e Arlindo Gonçalves, neta mais velha de um imigrante italiano – Sr. Giacomo Barberato, que teria chegado em nossa região na mesma época dos demais imigrantes início do século XX.
Cresceu no seio de sua família, sendo escolarizada em nossa cidade, tendo como colegas muitos ilustres cidadãos marilienses.
Cursou o Magistério no INSTITUTO EDUCACIONAL DE MARÍLIA – tendo concluído o curso de Professor em 1955.
Em seguida começou sua atuação como professora substituta nas escolas estaduais, na cidade de Presidente Prudente, onde nasceu sua filha mais velha Patrícia, e em seguida tendo retornado à Marília, permaneceu como professora substituta nas escolas estaduais “Thomas Antonio Gonzaga” e “EE. Prof. Gabriel Monteiro”. Essa etapa de sua experiência inicial contou 06 anos.
A partir da Administração do Sr. Prefeito Armando Biava, a Profª. Yvone ingressou às fileiras do Magistério Municipal – por volta do ano de 1961 – na Escola da Fazenda Santa Terezinha do km 40 (como era assim denominada), cujos professores eram mantidos pela Prefeitura de Marília, e em seguida veio através de concurso Municipal a tornar-se professora do quadro de Magistério Municipal, inicialmente na EMEI “Príncipe Mikasa”, em seguida removeu-se à EMEI “Monteiro Lobato”, onde atuou como professora cerca de 20 (vinte) anos, tempo em que surgiu a oportunidade, através de concurso, de tornar-se Diretora Pedagógica, ocupando então a diretoria da EMEI “Sïtio do Pica Pau Amarelo”, em seguida removeu-se como Diretora Pedagógica para EMEI “ Monteiro Lobato”, onde aposentou-se após 29 anos de magistério dedicados aos munícipes marilienses.
Paralelamente a esse tempo, enquanto foi possível conciliar o horário, a Profª. Yvone atuou como alfabetizadora no Centro Educacional SESI nº 308, que hoje é o conhecido conjunto do SESI na avenida João Ramalho, onde também aposentara-se para então assumir período integral à Prefeitura de Marília.
No seguimento privado, a Profª Yvone Gonçalves também deixou marcos nessa cidade, tendo participado do Processo de criação do Colégio Água Viva, sendo sua primeira Diretora Pedagógica, numa proposta alicerçada no Ensino Confessional; trouxe para a nossa cidade a inovação de uma escola Cooperativa, tendo participado efetivamente no processo de Autorização do Colégio Coopem, sendo também sua primeira Diretora Pedagógica.
Em sua maturidade profissional, contando alguns cursos, atualizações, especializações, atendeu o chamado de seu coração por uma escola que atendesse crianças com necessidades especiais, numa proposta extremamente inclusiva, atualizada, praticamente inovadora no município de Marília então, criou sua própria escola – o Colégio Nova Aliança, que trouxe para os marilienses uma oportunidade de atendimento multidisciplinar especializado num contexto de escola regular, autorizada e de acordo com as determinações de funcionamento da Educação. Foi um sonho realizado, um trabalho árduo e uma belíssima semeadura.

Comentários