A reunião de pais é prática muito comum em escolas. As instituições convocam os familiares para esses encontros que, em geral, são encarados como meras obrigações cansativas. Percebe-se que há por um lado falta de intencionalidade clara com os objetivos da reunião, por outro lado existe uma certa apatia daqueles que são convocados a participar. Para refletir sobre o assunto e buscar alternativas que possam tornar esses momentos mais interessantes e produtivos, trouxemos a palavra da especialista em psicologia da educação Irene Franciscato e as experiências de profissionais que conseguiram criar espaços reais de interação escola/família nas reuniões.
A reunião de pais tem assumido, historicamente, o papel burocrático de informar os pais sobre o regulamento da instituição, calendário escolar, etc. No entanto, a interação entre famílias deve ser muito maior do que simplesmente transmitir recados. Sobre isso, diz Irene Franciscato : “a interação, quando significativa, geralmente leva a que educadores e familiares criem laços, gerando o sentimento de pertencer a um grupo que tem algo em comum, uma cumplicidade às vezes prazerosa, às vezes árdua: a educação de crianças”.
Pensando sobre essas questões a equipe do CEMAEE organizou uma reunião de pais que ocorreu no dia 10 de abril com o objetivo de apresentar a reorganização desse serviço e discutir sobre a eleição da Associação de Pais e Mestres dessa Unidade Escolar.
Tivemos a participação de cerca de 30% dos pais. Sabemos que a gestão participativa é algo recente na vida das escolas. Nos anos de ditadura, professores, alunos e, principalmente, pais, não tiveram a possibilidade de ter uma participação mais efetiva no processo de ensino-aprendizagem, na discussão das diretrizes educacionais, da definição do perfil do aluno e da escola pretendida. Portanto, é preciso aprender a participar. Aprender, nesse caso, se faz no processo, garantindo o funcionamento do colegiado e criando (ao mesmo tempo em que forma e informa) a possibilidade de participação.
Entendemos então que as reuniões também são espaços de aprendizagem dos pais, em todos os sentidos. Nosso objetivo é proporcionar muitas e variadas experiências nesse sentido. Fonte
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